top of page

Por que Janeiro pareceu tão longo? A neurociência explica!

porque janeiro pareceu tão longo, segundo a neurociência
slow living e produtividade

Chega Fevereiro e a internet se enche de memes: "Janeiro teve 74 dias!", "Finalmente esse mês infinito acabou!". Mas será que Janeiro é realmente mais longo ou só parece? A neurociência tem algumas respostas (e, spoiler: a culpa é do nosso cérebro e da nossa pressa de viver o futuro).


A percepção do tempo e o fator Janeiro

Nosso cérebro não mede o tempo de forma linear. Ele se baseia em experiências e novidades para definir o ritmo da vida. Janeiro, por ser um mês de recomeços e grandes expectativas, acaba sendo cheio de resoluções, mudanças e pressão por resultados rápidos.

Quando sentimos que o tempo demora a passar, geralmente é porque estamos mais atentos a cada detalhe. Janeiro é um período em que estamos hiperconscientes dos dias: fazemos planos, organizamos a rotina, tentamos retomar o ritmo pós-festas. E isso faz com que o tempo pareça mais longo.


Sempre com pressa, nunca presentes

O problema é que, assim que janeiro acaba, entramos no modo "quando chegar o carnaval...", seguido por "depois da Páscoa eu vejo isso...", e assim vamos correndo atrás do futuro, esquecendo de viver o hoje.

Esse comportamento tem um nome: "viés do futuro", um atalho mental que nos faz acreditar que a felicidade e o equilíbrio sempre estão um pouco mais à frente. Mas o futuro nunca chega da forma que imaginamos se não soubermos aproveitar o presente.


Se queremos que o tempo pareça mais "justo", precisamos mudar nossa relação com ele. E sugerimos pequenos hábitos que podem ajudar:


  • Pratique o slow living: encontre prazer nas pequenas rotinas e desacelere; nem tudo precisa ser para ontem.

  • Registre memórias: quanto mais novas experiências, mais preenchido e significativo o tempo se torna. Montar um álbum de fotos ou escrever um diário, pode se tornar um ótimo aliado. Aqui você encontra opções incríveis para te ajudar nisso.

  • Redefina o conceito de produtividade: nem sempre fazer mais significa viver melhor. Esteja presente no momento presente, e isso vai garantir que você dê o seu melhor em tudo que se propuser a fazer.

  • Saiba mais sobre esse assunto: aqui no blog e em nossas mídias sociais, sempre trazemos ações práticas para você viver uma vida mais leve e organizada. Como por exemplo nesse artigo. Também recomendamos essa leitura e esse podcast - por aqui, já assistimos várias vezes e nos edificou muito!


Enfim, Janeiro não foi longo demais. Ele teve o tempo que precisava ter.

Ao invés de correr para o próximo mês, que possamos aprender a caminhar melhor por cada dia. Afinal, o agora é tudo o que realmente temos.


Agora me conta, você também sentiu que janeiro durou mais do que devia?




 



UM BÔNUS PARA VOCÊ QUE LEU ATÉ O FINAL:

Estamos prestes a inaugurar o nosso primeiro espaço físico, a Casa Flor.

Para celebrar esse momento tão especial, nós faremos um evento fechado, exclusivo para mulheres. E se você entende a importância do autocuidado e quer aprender a desfrutar mais de cada momento, com presença, convide suas amigas e garanta o seu lugar.

Será uma honra ter você conosco!



 
 
 

Commentaires


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

Cultive a boa parte | Flor de Semente

bottom of page